sábado, 1 de novembro de 2014

FINADOS NA UMBANDA - por Rodrigo Correia do Santos

por - Rodrigo Correia dos Santos, médium, ogan, sacerdote umbandista e adm. do site.



Dentro da religião de Umbanda, o dia de finados é uma data comemorativa muito importante, pois comemora-se o Orixá Omulu.
Orixá esse responsável por fazer a passagem do nosso espírito do plano material para o espiritual, quando fizemos a nossa passagem ele "Omulu" vai guiar nosso espírito no caminho do plano espiritual.
Isso o faz conhecido como o Orixá da Morte, um das manifestações mais poderosas dentro da Umbanda Sagrada.
Omulu é uma manifestação do Orixá Obaluaê mais velha, quando se manifesta o médium fica com o corpo encurvado para frente, e seus movimentos são precisos, senhor das pragas e das doenças, mais para os filhos que merecem ele também traz a cura e a salvação. Essa Orixá trabalha no ponto negativo do oitavo trono regente da criação o "Trono da Geração".
Trono esse regido pelo Orixá Iemanjá Mãe dos Orixás que é responsável por toda a criação do Mundo.
Nesse trono Omulu é responsável  por paralisar toda ação que esteja em desarmonia em todos os planos do Planeta Terra e em nossas vidas.
A religião espirita como um todo prega uma continuação da vida após a morte, em todas as vertentes da espiritualidade o seu fundamento maior é que tudo na vida tem um ciclo, "começo, meio e fim", o dia 2 de Novembro comemoramos a celebração da vida, assim como a celebração da Morte. Ofertamos nossos entes queridos, com velas no cemitério para que seus espíritos possam ganhar luz e tranquilidade para que ele possam desempenhar suas novas funções e ofertamos também o Orixá Omulu dentro do seu campo de força que é o cemitério localizado no cruzeiro.

Símbolos do Orixá Omulu: Cruz, Caveira, Palha da Costa
Velas: Branca e Preta bicolor
Dia da Semana - Segunda-Feira
Cor - Vermelha/Branca/Preta
Saudação - Atotô Omulu