segunda-feira, 14 de julho de 2014

Sétimo Terreiro de Candomblé - Ile Axé Oxumaré (BA) é tombando pelo IPHAN

fonte: portalbrasil-www.brasil.gov.br

Foi publicado nesta quinta feira (10), no Diário Oficial da União (DOU), o tombamento do Terreiro de Candomblé Ile Axé Oxumaré, em Salvador (BA). O local é considerado um dos mais antigos centros de culto afro-brasileiro da Bahia. O conjunto é destinado ás práticas religiosas e tem comprovada e duradoura tradição da Bahia, já declarado Território Cultural Afro-Brasileiro.
O tombamento definitivo Ile Axé Oxumaré foi aprovada em Novembro do ano passado pelo Conselho do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A solicitação foi feita em 18 de Setembro de 2002, pelo sacerdote Babalorixá Agoensi Danjem, supremo dirigente do Ylê Oxumarê, e pelo Presidente da Sociedade Cultural Religiosa São Salvador - Ylê Oxumarê, Silvanilton Encarnação da Mata.
O Terreiro de Candomblé é o sétimo protegido pelo iphan, os outros seis são:

  • Terreiro de Candomblé Casa Branca (BA)
  • Ilê Axé Opô Afonjá (BA)
  • Gantois (BA)
  • Alaketu (BA)
  • Bate-Folha (BA)
  • Casa das Minas Jeje (MA)

Oxumaré é o Orixá do movimento e dos ciclos vitais que geram as transformações, em que o santuário e consagrado. Na tradição Ioruba, os Orixás são ancestrais divinizados que correspondem às forças da natureza. Portanto, seus arquétipos estão diretamente relacionados às manifestações dessa forças.

Segundo a tradição, Oxuamré é o simbolo da riqueza, da continuidade e da permanência, é a serpente-arco-íris, que representa a união entre o céu e a terra, o equilíbrio entre os Orixás e os homens. É uma divindade muito antiga, participou da criação do mundo enrolando-se ao redor da terra, reunindo a matéria e dando forma ao Mundo. Sustenta o Universo, controla e põe os astros e o oceano em movimento. Rastejando-se pelo Mundo, desenhou seus vales e rios. É a grande cobra que morde a cauda, representando a  continuidade do ciclo vital. Sua essência é o movimento, a fertilidade, a continuidade da vida.
O dia da semana de culto a Oxumarê é a terça-feira, suas cores são amarelo e o verde, ou preto, além das cores do arco-íris. Seus símbolos são o "Ebiri", espécie de vassoura feita de nervuras das folhas das palmeiras, a serpente, o "círculo" sua saudação é Arobobô Oxumarê...