quinta-feira, 5 de junho de 2014

Junho – O Mês do Orixá mais Temido e Justo da Umbanda Sagrada seu nome é Xangô Rei de Oyó.

por - Rodrigo Correia dos Santos - médium, sacerdote umbandista, ogã e adm.do site tamboresdeorunmila

Esse Orixá se encontra no pólo positivo do Trono da Justiça, que dentro da Umbanda localizamos no “Quarto Mistério Divíno” junto com o Orixá Egunitá que representa o pólo negativo.
Xangô é muito justo nas suas decisões, seus filhos tem uma peculiaridade bastante interessante, não gostam de serem contrariados, caso isso ocorra, você acaba de cair dentro do campo de atuação que são as palavras.
Seu símbolo é o Machado de dois cortes que representa os “dois lados de uma situação, o certo e o errado”. Dentro da Umbanda Sagrada suas cores são representadas pelo Marrom, já no Candomblé é utilizado o vermelho.
Sua principal atuação dentro dos seus milhares de mistério é o ‘equilíbrio’, se conseguimos manter o equilíbrio perante todas as nossas situações é graças a esse Orixá.
Os trabalhos de Xangô ou giras como preferir são bastante sério, normalmente o caboclo que responde essa linha, são de pouquíssima palavra e não existem rodeios, vão direto ao ponto doa a quem doer.
Seu ponto de força são as pedreiras, elemento mineral ao qual xangô domina com maestria e também o fogo. Sua bebida preferida é a cerveja preta.
 Xangô tem uma particularidade quando falamos nas manifestações uma grande parte que vêem em terra são entidades anciãs, verdadeiros feiticeiros.
Existe casa de Candomblé e de Umbanda que fazem a fogueira de Xangô no mês de junho esse que é um ritual bastante antigo dentro das religiões de matrizes africanas, onde é celebrada toda existência desse Orixá

Que a força desse grande Orixá Xangô esteja com a gente, nos equilibrando, nos trazendo sustentação para o nosso caminho evolutivo.

Kao Kabecilê meu Pai.

Sentado na Pedreira de Xangô...
Eu fiz meu juramento até o fim...
Se um dia eu quebrar... a fé no meu senhor.
Que role essa pedreira sobre mim...
Olha que Xangô está no reino,
Que o nosso Pai é Oxalá...
Orem meus filhos... e peçam ao meu Pai.
Justiça e Paz nesse congá.
Axé...

Tarde de Autógrafo com o Sacerdote Umbandista e Escritor - Silvio da Costa Mattos - Data 14/06/2014