terça-feira, 6 de maio de 2014

Trilogia - O Reino das Sombras









"Sombra e luz, escuridão e claridade. Essa realidade dupla forma o interior do ser humano, que tenta negar-se a cada dia, enganando-se. A maioria das pessoas quer ser apenas luz. Recusam-se a identificar a sombra que faz parte delas. Religiosos de um modo geral falam de um lado sombrio, diabólico, umbralino, como se esse lado escuro fosse algo externo, ruim, execrável. Até quando negar a realidade íntima? Até quando adiar o conhecimento do mundo inteiro?
Várias tentativas foram realizadas para conscientizar o homem terreno de que as chamadas trevas exteriores são apenas o reflexo do que existe dentro dele".
Trecho do livro Legião

Nunca pensei que iria possuir em minhas mãos, um material que muda-se a forma de ver a espiritualidade. Todos nos espiritualistas seja você, Umbandista, Candomblecista e Kardecista sempre tivemos a curiosidade de saber como funciona e como os espíritos que vivem nas esferas inferiores (negativas) como são chamadas no meio espiritualista e como eles se organizam em relação a hierarquia e na construção dos seus ataques na esfera terrestre do planeta. 
 - "Eu tenho essa curiosidade (risos) bastante!".
Robson Pinheiro, sempre bem acompanhado de Pai João de Aruanda e Antom, Jamar e Watab nos traz informações muito claras e de tamanha importância sobre como são projetados os ataques de vampirismo, como são criados os Ageneres, quem são os espectrus, guardião da noite e quem são os daimons.
Trilogia o Reino das Sombra é coleção obrigatória na estante de você praticante ou adorador das religiões espiritualistas.

Autor - Robson Pinheiro
Editora - Casa dos Espíritos

Urgente!!! - Livro analisa aumento de violência contra Terreiros de Umbanda e Candomblé - Agressões vão de som alto a depredações do Templo

fonte - jornal o dia rio - jornalista Hilka Telles

Rio - Estudo de campo sobre Terreiros de Umbanda e Candomblé, organizado pela historiadora Denise Pini Fonseca e pela antropóloga Sonia Giacomini, esbarrou numa informação que está preocupando as lideranças religiosas de matrizes africanas: dos 840 Terreiros visitados, mais da metade (430) informou ter sido alvo de descriminação ou agressão por motivo religioso, apontando evangélicos neopentecostais como principais autores.
As neopentecostais não possuem associação ou federação. A Universal do Reino de Deus, a mais em evidência, não quis comentar o assunto, já que o estudo não cita nomes de Igrejas. 

"Esse cenário começou a ser delineado nos últimos 20 anos, mas foi na última década que ganhou contornos mais contundentes. Receio uma guerra Santa"
Dispara o Babalorixá Candomblecista Luz de Omulu, que mantém Terreiro em Cosmos, na Zona Oeste.

O resultado da pesquisa está no livro 'Presença do Axé - Mapeando Terreiro do Rio de Janeiro' (editora Palas).



A designação 'evangélica' representa (32%) dos casos - primeiro lugar entre os protagonista dos atos de agressão e/discriminação. E segundo lugar, estão os 'vizinhos' (27%). Em terceiro lugar 'vizinhos evangélicos' (7%). Essa última categoria, segundo a antropóloga, parece menos uma categoria e mais um reforço das anteriores - a de evangélicos e a de vizinhos.

"Somando-se todas as três categorias - evangélicos, vizinhos e vizinhos evangélicos - obtém-se a grande maioria de (66%) de todos os casos de agressão e discriminação", sublinha a pesquisadora.
"A combinação reforça a percepção da existência de um agressor típico que teria, em princípio, não somente uma adesão religiosa específica, mas e/ou também estaria situado espacialmente bastante próximo da casa religiosa ou Terreiro" acentua Sonia.

Não faltam exemplos de agressão e discriminação,  que vão desde xingamentos até tentativas de atropelamento a religiosos em encruzilhadas, na hora de 'arriar obrigações'. Para o Umbandista Pai Marco, da Tenda Espírita Caboclo Flecheiro, em Santíssimo, também na Zona Oeste, registrar queixa na Polícia e fundamental. Ele que o diga: nos últimos seis anos fez nada menos que 39 registros policiais por intolerância religiosa contra duas famílias de evangélicos que moravam ao lado - uma delas ainda continua no local.

Agressões vão de Som alto a Depredações do Templo

Os exemplos de agressão e discriminação contra adeptos das religiões afro-brasileiras proliferam tanto quanto as igrejas neopentecostais. No Terreiro do Pai Marco, os vizinhos invadiram o terreno, quebraram imagens de Orixás, passaram óleo em maçanetas e sujaram corredores com sal fino (sal grosso é coisa do demônio, segundo adeptos).
A filha de santo Edilaine Lessa, de 27 anos, sente-se constrangida quando entra em transporte público usando roupa branca e torso na cabeça.

"Quando me sento, geralmente, quem está do lado se levanta", conta.

A amiga de  Meri Inácio, 46, enfrenta a discriminação da família evangélica. A Mãe de santo Umbandista Sheila Marques, 50, enfrenta diariamente a intolerância da pastora e adeptos de uma igreja que abriu ao lado do Terreiro dela, em Santíssimo.

"Chegam a dar tapas no rosto da imagem de uma Preta Velha pintada no muro", relata.


Já o Professor de Capoeira Leonardo França, 32 anos, perdeu nos últimos três anos 80, dos 180 alunos de capoeira, porque as aulas são no terreno do centro espírita.
Na quinta-feira, ao chegar à casa de Pai Luiz, vizinhos em frente tocavam altos hinos evangélicos. Coincidência ou não, ao ver a equipe do DIA entrar no Terreiro, desligavam os aparelhos.

Vandalismo se dá nas Ruas

Os locais públicos concentram a maioria dos atos de agressão e discriminação (225 casos, num total de 393) aos adeptos das religiões de matrizes afro-brasileira. Ou seja: mais de 57%. Nas ruas, por exemplo, acontecem 67% dos casos e, geralmente, também são bem próximas de igrejas neopentecostais.
Foram relatados ações de agressões e/ou discriminação em transporte coletivo (6%), escolas (5,3%), matas, cachoeiras ou locais de trabalho (3%) e cemitérios, hospitais e meio de comunicação em massa (2%).
Em locais privados são 135 casos de agressão e/ou discriminação (1/3 do total). Pelo menos 29% dos casos notificados por agressão tiveram o terreiro com alvo principal, mas foram sobretudo os seus adeptos (60%) o foco preferencial da ira dos neopentecostais.
Cerca de 75% das ações de intolerância que não ocorrem em locais públicos tiveram a casa de culto como foco, seja por apedrejamento, invasão, destruição de imagem de culto, pichação da fachada, acusação de vendas de tóxico ou de manter menores em cárcere privado, ameaça de expulsão ou perseguição do proprietário do imóvel, além de xingamentos.
Os relatos raramente informam a idade dos agressores, mas um terço deles relatam o gênero: de cada três deles, dois são homens e um mulher. No caso das vítimas, a relação é inversa: para cada três religiosos agredidos, dois são mulheres e um homem.

Salve o Povo de Iorimá - Salve as Almas Adorei as Almas... Salve toda a linha de Pretos(a) Velhas...


Traduzindo a Umbanda Sagrada...

fonte - Jornal de Umbanda Carismática (JUCA), mês de Abril/2014 Ano VIII - nª92