quinta-feira, 10 de abril de 2014

Movimento Umbandista de Doação de Sangue - por Mãe Mônica Caraccio, médium, sacerdotisa umbandista


Festa da Irmandade da Nossa Senhora da Boa Morte na Bahia

fonte: racabrasil.com.br

Todos os anos no mês de Agosto é realizada a Festa da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, na cidade baiana de Cachoeira, uma tradição que se mantém desde 1820.
Durante cinco dias de (13 a 17 de Agosto), a Cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano - a 116 Km de Salvador - realiza a tradicional festa, que ocorre desde a época do Brasil Império com forte sincretismo religioso, com influências da religião Católica e do Candomblé.
A Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte é composta por 23 senhoras cujo requisitos são descendentes de escravos africanos e possuir mais de 50 anos de idade. A manifestação surgiu quando um grupo de mulheres ex-escravas, reuniu-se para conseguir a alforria de outros escravos do município. Essa tradição foi reconhecida como Patrimônio Imaterial da Bahia, em junho do ano passado, e passou a contar com o apoio do Governo do Estado para sua realização. O evento, que começa com a procissão das irmãs pelas ruas da cidade histórica em sinal de luto pela morte de Nossa Senhora, é carregado de fé e emoção e atrai milhares de turistas do mundo inteiro, principalmente, afro-americanos, interessados em cultura negra e religiosidade. Durante as festividades, são realizadas missas na Capela de Nossa Senhora d'Ajuda e oferecidos carurus e cozidos, típicos pratos da cultura afro-brasileira.