segunda-feira, 7 de abril de 2014

III AFOXÉ DE ODÉ ACONTECE NO PRÓXIMO DIA 21 DE ABRIL

fonte:faxaju.com.br - (Sergipe)

O Abassá Maria da Paz realiza no próximo dia 21 de Abril, segunda-feira, o Afoxé de Odé. O evento está em usa terceira edição e traz a magia dos tradicionais afoxés ao som dos atabaques e agogôs do povo de Odé. Um evento cultural e religioso que busca congregar adeptos, simpatizantes, autoridades e todo o povo santo. O Afoxé já faz parte do calendário cultural do município de Nossa Senhora do Socorro.
Liderado pela Ialorixá Mãe Silvia de Oxum Apará, o Abassá Maria da Paz entra em seu vigésimo ano de existência, consolidando entre os mais respeitados e frequentados Terreiros do Estado, e seus filhos preparam um repertório especial com pontos e cânticos que homenageiam as Divindades Africanas, sobretudo Oxossi.
Oxossi é o Rei de Ketu, filho de Oxalá e Iemanjá, ou, nos mitos, filho de Apaoka (jaqueira). É o Orixá da caça, da fartura e da providência. Foi um caçador de elefantes, animal associado à realeza e aos antepassados. Está estreitantes ligado a Ogum, seu irmão mais velho, de quem recebeu suas armas de caçador. Ossaim apaixounou-se pela beleza de Oxossi e prendeu-o na floresta. Ogum consegue penetrar na floresta, com suas armas de ferreiro e libertá-lo.
Sua dança simula o gesto de atirar flechas para a direita e para esquerda, o ritmo é corrido, na qual ele imita o cavaleiro que persegue a caça, deslizando devagar, às vezes pula e gira sobre si mesmo. É uma das danças mais bonitas do Candomblé.
Para a edição de 2014, o afoxé conta com a participações especiais de músicos convidados, com a apresentação do Ballet de Oxossi do grupo "Um quê de Negritude" e com apoio da Prefeitura Municipal de Socorro e do Instituto Cidade Viva. O evento já é sucesso e a expectativa do público em torno do evento já é grande. O cortejo terá concentração no Shopping Prêmio, às 14h e seguirá até o Instituto Revida, na Avenida Coletora "C", nº646, Marcos Freire II.