segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Átila Alexandre Nunes - Sancionando a Lei do Axé - Oferendas religiosas

Vereador Átila Alexandre Nunes, do estado do Rio de Janeiro sancionando a LEI DO AXÉ.                                 

Lei do Axé

fontes - Reuters


As homenagens a Iemanjá começaram cedo no Rio de Janeiro. Umbandistas jogaram flores na Praia de Copacabana três dias antes da festa de revéillon na orla carioca.
Turistas acompanharam o cortejo no sábado e as praias entraram no clima de festa revéillon no ultimo final de semana do ano.
A procissão de religiosos seguiu em carreata do Estácio, na região central, até Copacabana, na zona sul, na manhã ensolarada de sábado.
Um barco de madeira foi lançado com oferendas, cena que deve ser repetidas muita vezes na noite do dia 31 e no dia 2 de Fevereiro, Dia de Iemanjá.
Com a nova legislação municipal, a Prefeitura está autorizada a multar quem joga lixo no chão. Por causa disso havia uma preocupação na cidade com a possibilidade de multas a Umbandistas  que lançassem oferendas ao mar.
Para não prejudicar a festa, foi sancionada no dia 19 a chamada LEI DO AXÉ, que garante a realização de cultos religiosos em datas festivas como a virada do ano.
A procissão de sábado foi organizada pela Congregação Espírita Umbandista do Brasil. Religiosos levaram palma e frutas, lançaram suas oferendas e participaram da gira de umbanda na areia.