quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

04/Dezembro - Dia de Iansã

por - Rodrigo Correia do Santos - médium, ogã e sacerdote umbandista.


Ontem 04/Dezembro comemoramos a data de um grande Orixá, conhecida tanto na Umbanda e no Candomblé como Iansã.
Orixá que ocupa o "quinto" trono sagrado fazendo companhia à Ogum, regentes do Trono Sagrado da Lei Maior. Esse responsável por toda a ordem e estrutura tanto do mundo espiritual quanto material, Iansã é conhecida também por ser um Orixá destemido quando falamos em guerra, presenteada por Olorum em dominar o elemento Ar com seus vento ferozes. Foi uma das três mulheres de Xangô Orixá da Justiça Divina. Na Umbanda é conhecida com a cor "amarela" que significa o "ouro", no Candomblé e conhecida com a cor "vermelha" que representa "guerra".
As filhas desse Orixá tem a personalidade muito forte, e são focadas em seus objetivos e carinhosas também, mas não abrem mão, de uma boa briga. 
Na época da escravidão os negros para não serem reprimidos com sua religião, começaram a sincretizar os Orixás Africanos, com os Santos Católicos, e Iansã teve o seu sincretismo com à Santa Barbara. Devido as característica de ambas, Iansã por possui uma espada, e Santa Barbara também, o cálice significa a pureza da vida.
Iansã na Umbanda é ofertada com acarajé, com velas de cor amarelas ou vermelhas.