quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Livro NEGRO - Robson Pinheiro







Nesse belíssimo livro, Pai João mostra toda sua humildade e elevação espiritual ao mostrar que perante ao Pai Maior, todos os espíritos são tratados com igualdade e amor. Robson Pinheiros muito bem auxiliado pelo espírito Ângelo Inácio, nos revela que somos nos mesmo os causadores de nossos problemas, e nos ensinam que a felicidade vêm a partir da nossa evolução, em buscar sempre o caminho do conhecimento. Que todos esses conflitos e estereótipos religiosos no plano carnal são obras criada pelos seres humanos.
Ed. Casa dos Espíritos
Autor - Pinheiros, Robson

Projeto leva ensino da cultura africana para escola de comunidade quilombola no Maranhão

Fonte: agência brasil

No Centro Quilombola de Alternância Ana Moreia (CEQFAAM), o projeto Coisa de Preto leva a linguagem, dança, culinária e religiosidade Africana para a sala de aula. O colégio funciona há quatro anos na comunidade quilombola Santo Antônio dos Pretos, na área rural de Codó, no interior do Maranhão, a 300 quilômetros de São Luis. "As nossas raízes foram se perdendo", declarou Francisco Carlos da Silva, uma das lideranças da comunidade quilombola Centro do Expedito. "A lei 10.639 diz que se deve trabalhar dentro das disciplinas a questão da importância e valorização da história da África. Ma, infelizmente, isso não acontece. Se você pesquisar as comunidades quilombola, não só em Codó, mas no Brasil, é uma raridade ver o jovem quilombola envolvido na questão cultural, na questão da sua identidade", declarou.
No CEQFAAM, o projeto deve continuar sendo desenvolvido nos próximos anos. "Os alunos que moram em uma área quilombola não levam muito a sério isso. Mas nós, que moramos, levamos. Para mim é importante, e eu sei que vai ajudar no meu desenvolvimento tanto como pessoa como na comunidade", disse o estudante do 3º ano do ensino médio, Francisca Aldaísa da Silva.
No fim do ano, Aldaísa conclui a formação básica e tem um plano: estudar para ser aprovada em uma faculdade, e cursar pedagogia. "Quero se professora e ensinar na comunidade. Eu vejo que a comunidade precisa de professores para ensinar os alunos". Silvia concorda com Aldaísa. Segundo ele, a falta de formação e o preconceito, tanto dos professores que vêm de fora, como dos próprios moradores, principalmente religiosos, fazem com que a Lei 10.639 não seja cumprida. As religiões cristãs têm ganhado espaço nas comunidades quilombolas, fazendo com que religiões como a Umbanda tenham menos adeptos. Coisa de Preto é o primeiro projeto desenvolvido voltado para cultura afro-brasileira. Embora não tenha sido criado com esse propósito, o projeto marca os dez anos da Lei 10.639/03 que se torna obrigatório no currículo escolar o ensino  da história e cultura africana.

"Vamos aproveitar o mês da consciência negra [novembro] para fortalecer e valorizar a cultura afro. Serão várias apresentações que vão envolver as cidades e as comunidades próximas", disse o idealizador do projeto o professor Solon da Nóbrega.