quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Cafundó - Filme Nacional






João de Camargo (Lazaro Ramos) viveu nas senzalas em pleno século XIX. Após deixar de ser escravo ele fica deslumbrado com o mundo em transformação ao seu redor e desesperado para viver nele. O choque é tanto que faz com que João tenha alucinações, acreditando ser capaz de ver Deus. Misturando suas raízes negras com a glória da civilização Judaico-Cristã, João passa a acreditar que seja capaz de curar e realmente acaba curando. Ele torna-se então uma das lendas brasileiras, se popularizando como Preto-Velho.



Araranguá sedia 1ª Feira de Umbanda

Fonte: Redação Engeplus

A Umbanda será tema central de um evento destinado a apresentar para a sociedade de Araranguá e região que estiverem visitando o centro, questões como religiosidade, princípios e fundamentos desta cultura ainda pouco conhecida. Será nesse sábado, dia 5 de Outubro, a 1ª Feira de Umbanda, das 8:00am as 17:00pm na praça Hercílio Luz.
Atualmente, registrados na Confederação Nacional de Umbanda existem 70 instituições (Terreiros) em Araranguá, mas há muitos que não estão nesta listagem, como aproximadamente 110 Casas Espirituais que fazem atendimentos diversos, como jogos de búzios, cartas e benzeduras.
Na programação, estão atividades como exposição de imagens, tarô, búzios, essências aromáticas, artesanato típico, figurino tradicional, apresentações culturais, palestras com Babalorixás e Yalorixás. Com a parceria de 17 Casas Espirituais cerca de 100 pessoas estarão envolvidas nas atividades do evento.