domingo, 29 de setembro de 2013

Cosme e Damião ou Ibejis? Conheça a diferença - por Pai NIno D'Oxumarê

Fonte: Noelle Oliveira - Portal EBC


O dia de São Cosme e São Damião, para os católicos, também é celebrado no Candomblé. Nesse caso, no entanto, comemora-se a tradição em 27 de Setembro e, tendo como referência, dois Orixás. "Não são as mesma figuras, mas em ambas são irmãos com histórias de vidas parecidas", explica Pai Nino D'Oxumarê, da Federal de Umbanda e candomblé de Brasília e do Entorno.
Sabe quem são Cosme e Damião?
Nesse caso, a tradição tem como referência os Ibejis, divindades africanas. Para o Candomblé eram irmãos gêmeos que, em troca de brinquedos e doces, resolviam os problemas levados a eles. "Resolviam problemas garantiam colheitas mas, casos as promessas não fossem cumpridas, faziam travessuras e podiam até mesmo reverter o que havia  sido pedido",  conta  Pai Nino.
Segundo a lenda, um dos irmão morreu afogado e o outro extremamente triste, pediu ao "Deus supremo",  que o levasse. "Conta tradição que foi deixada na terra uma imagem em que a figura dos dois apareciam juntas e jamais poderiam ser separadas. A partir de então, as promessas passaram a ser feitas para a imagem, também em troca de doces e brinquedos", conta.
"Os Ibejis são celebrados com cultos próprios durante todo o ano, Já que estão ligados a ideia de "criação", são cultuados em todos os rituais", explica Nino. "Devido a convivência com a cultura cristã, também fazemos festa em Setembro em que são distribuídos brinquedos, doces e Caruru (comida típica que pode ser acrescida de amendoim ou castanha) para as crianças", explica.
Já na Umbanda, celebra-se Cosme e Damião e não os Ibejis, na mesma data. "Quando os escravos foram trazidos da África para o Brasil acabaram criando a Umbanda e, para poderem realizar seus cultos, associaram seus deuses aos do catolicismo. Mas o princípio é o mesmo", conclui Pai Nino D'Oxumarê.