terça-feira, 30 de julho de 2013

O Babalaô Ivani dos Santos também foi recebido pelo Papa

fonte - raizesdeumbanda.com.br

RJ - O Babalaô Ivani dos Santos, um dos representantes da Matriz Africana, foi recebido pelo Papa Francisco no evento realizado sábado (27) no Teatro Municipal, destacou o feito inédito de um Papa recebendo um representante do Candomblé.
"Pela primeira vez um representante do Candomblé é recebido por um papado. Isto é inédito", afirmou. 
Ele contou que na sua conversa com Francisco, ele entregou um livro com fotos sobre a caminhada pela liberdade religiosa que acontece todos os anos no Rio e que, neste ano, está agendada para o dia 8 de Setembro. Ele contou que foi convidado para participar do evento pelo próprio Vaticano, que será um dos participantes dessa caminhada em Setembro.
"Foi um passo muito importante. Marca um gesto de respeito às religiões afro-religiosas e minoritárias", finalizou.



Prática de Cura na Umbanda Aproxima Freqüentadores da Religiões de Matrizes Africana

fonte - radiumbanda.com.br

Psicólogo constatou que as concepções de saúde e doença não são as mesmas da medicina.
(Ag.USP de Notícias)

Na Umbanda os rituais de "pratica de cura", mais do que indicar o estado de doença ou saúde de uma pessoa, aproximam o freqüentador da religião. Durante três anos, o psicólogo Alexandre Mantovani visitou um tradicional Terreiro de Umbanda  na Cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, para analisar estas práticas e constatou que as concepções de saúde e doença não sãos as mesmas da medicina. "Elas estão ligadas à compreensão do ser humano a respeito do mundo e não obrigatoriamente ao seu estado físico", conta.
De acordo com o psicólogo, as "práticas de cura" apresentam uma função de inserção comunitária, já que, na Umbanda, classificar uma pessoa como saudável ou doente implica em reconhecer seu grau de proximidade com a religião. "Se doente é ser saudável são formas de olhar a pessoa como sendo mais ou menos religioso".
Ao todo Mantovani fez 65 visitas à Tenda de Umbanda do Pai Joaquim do Congo e Ogum Guerreiro onde colheu subsídios para seus estudos. A Construção social de cura em cultos umbandistas: estudo de caso em um Terreiro de Umbanda em Ribeirão Preto - SP, apresentado na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) da USP de Ribeirão Preto. A pesquisa lhe permitiu observar, por exemplo,  que para os seguidores da Umbanda a doença não apresenta sempre um sintoma físico, mas é concebida como fruto de alguma força ou ação negativa produzido por um espírito ou pela própria pessoa. "Eles acreditam que isso pode ser por pensamentos, sentimentos ou emoções, como inveja, ódio ou cobiça que possam atrair espíritos malfazeros", descreve.
Além das visita Mantovani chegou a participar de cultos e, mesmo sem apresentar nenhum sintoma físico de doença, foi submetido a um tratamento espiritual. "Antes, quando era um estranho, eu era considerado 'doente'. Depois de estar inserido na lógica da religião passei a ser visto como uma pessoa 'saudável'", explica.
A coleta de dados para a pesquisa deu-se por meio de observações participantes no Terreiro de Umbanda investida da ética psicanalítica, anotações, em diários de campo, entrevistas e registros audiovisuais, como foto e vídeos. Os registros foram analisados com base na psicanálise de Lacan e na abordagem antropológica da pessoa. Uma aproximação do psicólogo ao social.

Transporte e Descarrego
Mantovani  verificou nesses rituais duas "práticas de curas espiritual": o transporte e o descarrego. O transporte é uma forma de tratamento no qual o médium incorpora o espírito obsessor daquele que procura o culto, livrando-o das causas que lhe provocam o mal. Para os seguidores do culto, segundo o psicólogo, o que leva um espírito a se aproximar de uma pessoa ("encostar" na pessoa) é a ação de um feitiço, um trabalho espiritual feito por alguém com o intuito de causar males, prejuízos e danos à outra pessoa. Já o descarrego é o ato de purificar alguém ou algum ambiente de energias espirituais negativas.

Doenças como Punição
O psicólogo observou também que a "prática da cura" está ligada às relações internas do Terreiros de Umbanda. Quando o médium que está com pouca freqüência nos cultos apresenta qualquer reação diferente no momento da incorporação de espíritos (como por exemplo, cair, também chamados pelos seguidores da religião como "levar um coro" do espírito). "Quanto mais afastada a pessoa está ligada a religião, será considerada mais suscetível às doenças espirituais", diz Mantovani.
Para se entender melhor o tratamento espiritual e sua importância para a comunidade, é necessária a compreensão de que o rito é desempenhado seguindo a estruturação total da comunidade. "Doença, saúde e cura estão relacionadas à noção de "pessoa" umbandista. O tratamento espiritual, que é uma inserção do freqüentador na comunidade umbandista, se desenvolve no campo das relações simbólicas do Terreiro. É o  compartilhamento de crenças entre  curadores e frequentadores que vai determinar a eficácia do tratamento" observa o pesquisador.