domingo, 7 de julho de 2013

Ritual da lavagem de cais no Rio homenageia escravos que desembarcaram no porto - Construído em 1811, o Cais do Valongo foi redescoberto em 2009 por arqueólogos, durante as obras da Zona Portuária. É considerado o maior porto de escravos das Américas

fonte - Agência Brasil

Com trajes de festa, flores, atabaques, tambores e agogôs, mães de santo e representantes do Candomblé cumpriram hoje (5) o ritual de lavagem simbólica do CAIS DO VALONGO, na zona portuária da Capital Fluminense, onde desembarcaram mais de meio milhão de Africanos escravizados, em meados no século XIX.
A primeira lavagem ocorreu no ano passado, durante a inauguração do espaço. Para a presidente do Centro Cultural Pequena África, Mãe Celina de Xangô, que coordenou o ritual, a lavagem do Cais do Valongo deveria entrar no calendário oficial de festividade da cidade.
"O Cais do Valongo não é apenas municipal, como também estadual, federal, ele é mundial, pois para cá vieram escravos de vários países, várias tribos. Pretendo, enquanto viva for, estar a frente desse ritual", disse.
"Celebramos o passado, mas também a vida, sempre pedindo a eles [ancestrais] que nos deem força, nos deem paz e orientação."
Mãe Celina explicou que as cantigas, os batuques do ritual são os mesmos da época dos escravos que por ali passaram e que a reprodução dessa manifestação é uma forma de celebrar a vida e trazer alegria aos ancestrais.
Construído em 1811, o Cais do Valongo foi redescoberto em 2009 por arqueólogos, durante as obras da Zona Portuária. É considerado o maior porto de escravos da Américas. Em 1843, o local foi soterrado para se tornar o Cais da Imperatriz e assim receber dona Teresa Cristina, para se tornar a esposa de Dom Pedro II.
O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio (CDURP), Alberto Gomes da Silva, explicou que parte dos centenas de milhares de artefatos encontrados na área do Cais do Valongo farão parte do acervo permanente do Centro Cultural José Bonifácio, na região portuária, que esta sendo restaurado. A inauguração do centro e da exposição dos objetos está prevista para 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra. Dentro os objetos arqueológicos encontrados, que estão em fase final de catalogação, há búzios, cachimbos, louças, ornamentos e objetos de uso religioso.
A presidenta do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro (COMDEDINE), Dulce Mendes de Vasconcellos, expressou o desejo de que os próximos rituais sejam apenas homenagear os antepassados, sem a necessidade de atos de combater o racismo e a intolerância contra as religiões de matriz Africanas. "Outro desejo do comdedine é que ele não precise mais existir, pois não terá mais este objetivo de combate, ou que mude completamente seus objetivos", disse.