sábado, 22 de junho de 2013

A Caminhada Religiosa se consiste em 7 Iniciações básicas - por Pai Guimarães Médium, Sacerdote Umbandista.

O Batizado acontece quando  uma pessoa que visita o Templo como frequentador e resolve fazer parte da corrente de trabalho da instituição como filho da casa. Este ato religioso é conhecido como Batismo. A pessoa é batizada em um ato religioso, que permite que ele possa fazer parte da corrente de trabalho e das atividades fechadas, sem o compromisso que outros iniciados têm. Cada casa tem sua particularidades e regras sobre esta situação.

A Primeira Iniciação - acontece quando um participante da corrente (curumim ou assistido), após o período de aprendizado e aceitação, resolve promover seu desenvolvimento mediúnico, então passa pela iniciação religiosa. É conhecida como Iniciação Mediúnica.
A Segunda Iniciação - ocorre no processo de revelação dos seus Orixás de Cabeça (Pai e Mãe) este ato religioso deve ser feito junto ao ponto de força da Natureza, ou deve-se ser levado ao Mar, após obrigações feitas na casa pela entidade chefe. Esta iniciação vai definir o tipo de caminhada a serem seguidos na vida religiosa. Ela é conhecida como Batismo de Pai e Mãe de Cabeça.
A Terceira Iniciação - é realizada quando se confirma os dons e qualidades mediúnicas. O médium iniciado no seu posto ou cargo (médium, cambono, porteira, curimbeiro). Esta iniciação é chamada de Preparação Mediúnica.
A Quarta Iniciação - é feita quando os mentores espirituais verificam que o médium está apto para ocupar seu posto ou cargo. O médium então é iniciado para ser melhor avaliado na sua postura e conduta. É quando ele é confirmado no cargo. Esta iniciação é a de Confirmação Mediúnica.
A Quinta Iniciação - é feita quando o médium após um período entre um ou dois anos, conquista seu reconhecimento e valorização. Neste momento ele passa pela Iniciação de Consagração Mediúnica.
A Sexta Iniciação - é quando ele recebe um posto de comando dentro da hierarquia religiosa, (Pai Pequeno ou Mãe Pequena) na casa. Sabendo que a quantidade de médiuns com esta qualificação é definida pela regência espiritual.
A Sétima Iniciação - acontece quando A Mãe ou Pai Pequeno iniciado recebe a sua Consagração Religiosa. A partir deste momento ele pode abrir os trabalhos e cumprir todas as funções que antes eram do Pai ou Mãe da casa. Sendo importante saber,  que quando um médium recebe uma Consagração de Graduação Religiosa, ele não pode mais ser destituído do seu posto. Nesta última Consagração Religiosa o Médium passa a estar habilitado e apto para abrir a sua casa, caso seja do seu interesse e dentro da sua missão religiosa.
Em todos os casos desde o início do batismo, todos os médiuns passam a ter obrigação de passar por um ato religioso anualmente chamado de AMACI.

A Verdadeira formação Religiosa tem etapas e tempo certo

fonte - Jornal do Axé, 23 junho de 2013

As pessoas que pretendem avançar no desenvolvimento das suas qualidades e dons mediúnicos deve saber: "Na Umbanda não tem que querer".  "Na Umbanda não se deseja ser".
Tudo só virá através da transformação, aceitação e missão e em conformidade a sua qualidade de dons. Ser religiosos não é receber uma Entidade ou estar de branco na corrente mediúnica.
É principalmente estar ligado a espiritualidade através das iniciações, preparações, fundamentos, sacramentos e prática religiosa, assim como oferecendo a todos a sua volta exemplo positivo de conduta e postura como cidadão.
O desenvolvimento mediúnico tem como principal missão aflorar as qualidades mediúnicas que cada um tem e prepara-lo para sua vida religiosa, mas para isto, você deve promover a aceitação do seu "Eu" interior e se aceitar no que você é, e não desejar ser o que não pode.
Muitas desejam ser Médiuns de Firmeza, mas seus dons e qualidades são para ser Cambonos ou Porteiras. Não podemos caminhar na contra-mão do nosso destino. Temos os direitos de fazer nossas escolhas, mas não podemos querer ser o que não temos condições de ser.
Muitas pessoas pulam etapas em sua caminhada religiosa, criando vazio que sempre irá priva-lo do merecimento e sempre será questionado por sua precipitação. Sempre estará incompleto na usa formação.
Nunca descobrirá o seu melhor e sempre sentirá um vazio ou a falta de alguma coisa em sua vida. Por outro lado, quando o desenvolvimento é feito com devoção, fé e disposição de abrir mão de parte da sua vida, onde se caminhar na busca do conhecimento e prática na sua vida as etapas necessárias, a evolução é mais rápida e melhor aproveitada. Os próprios médiuns sentem a diferença na usa vida e na firmeza na hora de praticar sua religiosidade.
Temos um nossa comunidade muitos 'cegos guiando cegos', ou seja, pessoas jovens sem experiência de vida e má formação religiosa, dando cursos e assumindo precocemente uma missão religiosa. Um fato que tem contribuído para a banalização do Umbandista.