sábado, 1 de junho de 2013

Mês de Junho Celebração da Fogueira de Xangô.

por – Rodrigo Correia dos Santos, Médium e Sacerdote Umbandista.

No mês de junho com a chegada das festividades juninas em todo o Brasil, é realizada uma grande comemoração ao Orixá Xangô com a famosa “fogueira de Xangô”, as Casas de Candomblé e alguns Terreiros de Umbanda realizam essas festividades.
Xangô foi o quarto rei da cidade de Oyo (Nigéria), que foi o mais poderoso dos impérios Yorubas.
A fogueira de Xangô é realizada de suas formas a primeira parte do lado externo do Terreiro ou Ilê (candomblé), onde consiste na construção de uma fogueira, ao iniciar-se a festividade coloca-se fogo na fogueira e os médiuns começam a dançarem e cantarem pontos à Pai Xangô, conhecido nas religiões Africanas como o Orixá do Fogo. Em algumas casas colocam-se oferendas em torno da fogueira, onde todos os médiuns são abençoados com a vibração e incorporação desse Orixá guardião do Trono da Justiça. Existem também casas que celebram junto com Pai Xangô, o Orixá Egunitá também, que é outro pólo de sustentação de Xangô dentro do mistério da Justiça Divina.
A segunda parte da festividade acontece dentro do Terreiro, onde todos os Orixás e entidades são chamados para celebram junto a Pai Xangô sua celebração.

Existem casa que quando vão fazer essa celebração são abertas ao público, mas geralmente como manda as tradições elas são sempre fechadas só os filhos da casa podem participar, ou médiuns convidados de outros Terreiros. Essa celebração é realizada próximo ao final de mês de Junho.