quinta-feira, 30 de maio de 2013

Oferendas na Umbanda Sagrada

por – Rodrigo Correia dos Santos, Médium e Sacerdote Umbandista

Nos rituais umbandistas e candomblecista têm uma prática muito utilizada que são as oferendas.
A oferenda significa um campo mágico aonde os Orixás e Guias espirituais irão absorver à “energia” presente naquela oferenda. Para se abrir uma oferenda não basta à quantidade, mas sim a qualidade, muitas vezes uma oferenda simples têm irá atingir seu objetivo melhor no de uma oferenda gigantesca.
Ouvimos muito das pessoas leigas sobre nossa religião dizer, para que ofertamos os Orixás e Guias, já que eles não podem comer o que esta sendo oferenda - do a eles. Os espíritos sobrevivem de “energias”, essas compostas em qualquer elemento natural de nosso Planeta, e de nossos corpos também, a partir do momento que somos energia vital para as manifestações dos espíritos.
Ao abrir uma oferenda num campo fechado “Terreiro”, ou num campo aberto “Natureza”, você estará desencadeando um portal energético onde ira desencadear milhões de energias para determinado Guia ou Orixá que será ofertado naquele momento.
Na oferenda cada elemento tem o seu direcionamento e campo de atuação, assim as bebidas também fazem parte da oferenda, como o fumo também tem sua função na oferenda junto com as velas. Todos esses elementos citados acima numa oferenda será tão poderosa, que os Guias e Orixás serão presenteados com uma bomba de energia, assim restabelecendo e equilibrando e fortalecendo aquele espírito.
Fazendo com que aquela entidade consiga trabalhar em todos os campos da pessoa que está lhe ofertando com a oferenda.
No Candomblé funciona da mesma forma, o que gera muito discussão tanto no meio religioso com fora dele e a utilização de animais nas suas oferendas. Os candomblecistas utilizam muito a prática do sacrifício de animas em suas oferendas devido ao “sangue” que é uma energia muito poderosa dentro da religião Africana.
O sangue significa a “vitalidade”  pura dentro das religiões Africanas, devido à essa energia que vimos todos os dias alguma oferenda contendo algum animal.
Na Umbanda não praticamos o sacrifico, utilizamos o “sangue verde”, é uma combinação de ervas referente aquele Orixá que será ofertado, pegamos o sugo da erva (o liquido de quando elas são todas maceradas juntas) e derramamos na oferenda, numa forma de não agredimos tão radicalmente o meio ambiente, substituindo assim o sangue animal.
Quando abrirmos uma oferenda estão atuando com  os quatros elementos (Ar, Fogo, Terra e Água), porque isso?
·         Ar – ativação através de charutos, cigarros.
·         Fogo – ativação através do círculo, triângulos e retângulos de velas.
·         Terra – ativação devido à oferenda estar num alguidar, ou está diretamente na terra.
·         Água – ativação através dos líquidos presentes na oferenda.

Que essas informações possam ajudar à todos a abrir oferendas magníficas energeticamente e fortalecendo ainda mais as Entidades e os Orixás.
Axé