sábado, 25 de maio de 2013

Povo Ciganos e Povo do Oriente qual a diferença na Umbanda Sagrada?

por - Rodrigo Correia dos Santos - Médium, Sacerdote Umbandista

Dia 24, de Maio para os ciganos e todos que admiram essa cultura, é a data mais importante por que se comemora dia de Santa Sara Kali, padroeira do povo cigano.
Na Umbanda quando ouvimos falar de Trabalho Cigano, significa que os espíritos que estarão em terra enviando pelo nosso Pai Maior, são espíritos de ciganos(a) legítimos indiferente de que área do planeta ele(a) tenha morado. O trabalho cigano na Umbanda consiste em passes energéticos, jogos de rúnas, baralho cigano, leitura de mão, com uma energia muito limpa e relaxante durante o trabalho. Esta é a gira mais aguardada durante os 12 meses do ano pela assistência.
Agora quando falamos dentro da Umbanda de Trabalho do Povo do Oriente, corresponde a espíritos de toda a região Oriental do Planeta, nessa gira costumam-se trabalhar espíritos Indianos, Hindus, Chineses, Japoneses, espíritos Mongóis (Mongólia) e muito outros, juntos com os ciganos. Nesse formato de gira cada espírito tem sua particularidade durante todo o trabalho de atendimento, com suas cerimônias, seus costumes e seus sotaques de origem.
Nesse tipo de gira a assistência passar a conhecer uma gama de magias diferentes, vindas dos países de origem dos espíritos.
Esses trabalhos os médiuns costumam vestir roupas alegres e bastantes coloridas exemplo: “mulheres usam saias vermelha, amarela, rosa, dourado(a), verde, vinho” , os “homens utilizam as também roupas coloridas a diferença que os médiuns usam uma faixa amarrada na cintura”. Outra particularidade no trabalho espiritual de ciganas é que as mulheres quando estão incorporadas com as ciganas elas utilizam a famosa “castanhola, e o pandeiro” para dar mais ritmo a curimbas.
Não são todas as casas que tem esse costume de utilizar a curimba nesses trabalhos, tem casa que preferem colocar um cd de músicas ciganas e deixar tocando baixando como som ambiente, numa forma de relaxarem os consulentes que estão na assistência. Como em toda festa cigana há muita comida, que são benzidas e dividas entre as entidades que estão em terra com a assistência para que todos possam receber o seu axé, conforme seus merecimento. Fora suas particularidades de cada cigano(a), eles também trabalham muito com flores, incenso, perfumes, trabalham com os quatros elementos (ar, fogo, terra, água). Sua danças sempre saúdam esses elementos numa forma de harmonizar e equilibrarem suas vibrações e direcionando-as para quebraram determinadas atuações de energia negativa, aberturas de caminho, os ciganos(a) trabalham muito de dentro para fora, ou seja, o lado emocional e sentimental do consulente.

Espero que esse texto possa ajudar, a entender qual a diferença entre o Trabalho Cigano e o Trabalho do Povo do Oriente na Umbanda.