sexta-feira, 3 de maio de 2013

13 DE MAIO DATA FESTIVA CORRENTE DE YORIMÁ OS PRETOS -VELHOS NA UMBANDA - por Rodrigo Correia médium e sacerdote umbandista


13 de Maio na Umbanda comemoram-se os dias dos saudosos e fraternos Pretos (a) – Velhas. Essa data é um dia histórico pela Abolição da Escravidão. Princesa Isabel assinou o documento que libertaria todos os escravos na época  Brasil Colônia.
Escravos esses humildes, um povo alegre, solidário, com uma bagagem mística incrível. Os Pretos (a) – Velhos são à imagem da humildade, da fraternidade e do carinho, batizados alguns como vovó, vovô, pai, mãe, nego, nega essa corrente que é a mais Africana da Umbanda, onde mirongas, rezas, benzeduras, fazem parte do seu ritual.
A alegria toma conta dos Terreiros nas sessões onde eles atuam forte, paras os estudiosos foram batizados com “psicólogos” dentro da religião. Sempre se reverenciam aos seus consulentes com respeito, com um sorriso meigo no rosto, onde a principal característica é o saber do “ouvir” pregando sempre a humildade, o respeito, o amor com o próximo. Esses espíritos em terra sofreram muito, mas no plano espiritual tiveram todas as respostas e descobriram que a missão deles teria que passar por todas aquelas provações.
Preto – Velho pode ser de congo, de guiné, de angola, ketu carregam os mistério das famosas mirongas, os famosos segredos das rezas e benzeduras em si Farto conhecedor da vida, no plano espiritual atua em todas as áreas, e tem permissão pra entrar em qualquer reino, em qualquer faixa vibratória pode ela ser no alto ou no em baixo.
Seus filhos tem puro conhecimento nos assuntos relacionados a ancestralidade, são pessoas passivas, com muita alegria de viver. Dentro do Terreiro são ótimos médiuns de cura, quebra – demanda benzedores, caso o médium atue na curimba são especialista em pontos de descarrego, pontos de cura. Chamam atenção facilmente pela sua forma de tocar e conduzir a sessão de atendimento espiritual.
Maio é o mês de colocarem fogo nos cachimbos, colocarem café nas canecas, preparar o famoso bolo de fubá que os saudosos espíritos da linha de Yorimá estão vindo trazendo seus patuás e de proteção.
Que todos possam ser abençoados por essa maravilhosa corrente das almas.

Salve as Almas, adorei as Almas.