sexta-feira, 15 de março de 2013

O Mistério das Fitas utilizadas na Umbanda Sagrada

por - Rubens Saraceni - Mestre, Mago e Sacerdote Umbandista.


1- Existem na criação, irradiações Divinas que se assemelham as "Fitas" ( a venda no comércio), devido a similaridade de larguras, essas fitas são bastantes utilizadas nos trabalhos de magia. Ao se falar em Mistério das Sete Fitas Sagradas, referi-monos a esse tipo de irradiação Divina cujas as faixas estreitas tem as mais variadas cores, e por trazerem dentro de si, vibrações das mais diversas possíveis, e por transportarem muitos fatores quando são direcionadas magisticamente realizam trabalhos importantíssimos tanto positivo quanto negativo. Essas "Fitas Divinas" são, na verdade, a fusão ou o entrelaçamento de ondas vibratórias que criam aos olhos dos seus obsessores, a impressão de que  estão vendo Fitas Coloridas.

2- Essas irradiações Divinas semelhantes a Fita, por transportarem vibrações desde o plano Divino da Criação até o plano espiritual e por imantação condensarem seus mistérios em "Fitas" feita de tecido, dão a estes materiais  todo um poder magistico. Fitas vêm sendo usadas, na Umbanda, pelo guias espirituais que as cruzam e as amarram nos pulsos das pessoas como uma proteção ou repelidoras de vibrações negativas, assim como determinam aos seus médiuns que usem nas ao redor da cintura ou transversalmente à direita ou a esquerda, sempre como protetores. Mas também as usam "amarrar" as forças negativas fora de controle ou rebeladas visando contê-las, e esgotar os seus negativismo. Também costumam pedir que determinadas cor e quantidade como (1-3-5-7) sejam colocadas dentro das oferendas, ainda que os seus médiuns ou quem for fazer a oferenda, nada saiba ou conheça sobre este poderosíssimo mistério simbólico na Umbanda Sagrada.

3- As irradiações Divinas, na forma de Fitas, partem  de mentais divinos identificados por nós e dentro da Umbanda como Orixá. Portanto, basta fazer uma associação entre as cores dos Orixás e as Fitas, que tanto temos conhecimento de a quem pertencem quanto o  que realizam.

4- A posição das Fitas, colocadas ou amarradas no corpo do médium ou do consulente indica o tipo do trabalho e qual a linha  que está atuando.
ex:

  • Fitas colocadas ao redor da cabeça - indicam trabalho mental;
  • Fitas amarradas ao tira-colo ou transversalmente à esquerda - indicam trabalhos realizados por forças espirituais da esquerda;
  • Fitas amarradas ao tira-colo ou transversalmente à direita - indicam trabalhos realizados por forças espirituais da direita;
  • Fitas penduradas ao redor do pescoço e caídas sobre o peito - indicam campos protetores;
  • Fitas amarradas ao redor da cintura- indicam  campos de trabalho (protetor permanente);
Portanto, quando os guias espirituais recomendam aos médiuns que usem ou despachem as (Fitas), estes devem entender que por trás de cada cor e cada fita, está um poder divino que é atuante e cujas irradiações, na forma das Fitas, partem do plano mais elevados da criação e chegam até o lado espiritual, podendo ser condensado ou irradiado através de Fitas materiais cruzadas e imantadas pelo guia espirituais, uma vez que falarmos em Mistério das Setes Fitas Sagradas, estamos nos referindo a estas irradiações que são vivas, Divinas e capazes de realizarem poderosíssimos trabalhos de magia.

5- Continuando com o que existe por trás de alguns elementos usados pelos guias espirituais na Umbanda, podemos fundamenta-los nos poderes dessa forma:

  • Existem irradiações divinas finíssimas e análogas a linhas. Estas irradiações penetram o mental das pessoas e alimentam suas faculdades ou dons mediúnicos, portanto,  ao falarmos em 7 linhas de Umbanda, estamos nos referindo a estas irradiações divinas provenientes diretamente dos mentas dos Orixás para os médiuns. Assim como fazer trabalhos com uso de linhas coloridas é trabalhar com este Mistério Divino.
6- Os cordões usados pelos guias, seja, eles feito de fios enrolados ou trançados ou enfaixados e enlinhados por fora, com uma linha, também são produtores de irradiações divinas provenientes dos mentais divinos que, por serem feixes de ondas vibratórias transportadoras e irradiadoras de fatores, e por serem vivas e realizadoras, então estes cordões usados pelos guias, e que são simbolizados como laços, chicotes, cipós, e por cordões propriamente ditos, assim que cruzados e imantados por eles, adquirem poderes magisticos.
Portanto, todos esses elementos adquiridos e outros aqui não citados, não são adereços folclóricos e muito menos enfeites, porque são produções simbólicas de irradiações divinas provenientes dos mentais divinos que fundamentam seus usos pelos guias  espirituais da Umbanda.

Cores das Fitas e Orixás Regentes
  • FITA BRANCA - OXALÁ
  • FITA AZUL ESCURO - OYÁ - LOGUNÃN
  • FITA DOURADA, ROSA OU AZUL - OXUM
  • FITA COLORIDA (TODAS) - OXUMARÉ
  • FITA VERDE - OXOSSI
  • FITA MAGENTA, VERMELHO - OBÁ
  • FITA MARROM, VERMELHA - XANGÔ
  • FITA LARANJA - EGUNITÁ
  • FITA VERMELHA, AZUL ESCURO - OGUM
  • FITA AMARELA, VERMELHA - IANSÃ
  • FITA ROXA - OBALUAÊ
  • FITA LILÁS - NANÃ
  • FITA AZUL CLARO - YEMNJÁ
  • FITA - ROXA - OMOLU
  • FITA BRANCA OU PRETA - IORIMÁ (ALMAS)
  • FITA VERMELHA - POMBA-GIRA
  • FITA PRETA OU VERMELHA/ PRETA - EXU

Como legalizar um terreiro. Saiba os caminhos para você que quer legalizar ou para você que quer abrir um Terreiro de Umbanda.


fonte - http://www.girasdeumbanda.com.br/serv2.asp

Para se abrir legalmente um centro de Umbanda, bem como qualquer outro local de culto religioso, a primeira coisa a fazer é o registro em cartório e a retirada do número de CNPJ. Mesmo sendo uma instituição sem finalidades lucrativas, o CNPJ, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é necessário, bem como o controle fiscal/financeiro da instituição.

Procurar um contador, ou uma empresa de contabilidade, é uma ótima opção para que esta lhe oriente e assuma este controle burocrático, normalmente estas empresas vão disponibilizar até mesmo uma assessoria jurídica para quaisquer outras finalidades posteriores.

De qualquer forma, podemos adiantar que será necessária a formação de uma diretoria, esta diretória fará uma reunião/assembléia de inauguração, que ira definir os primeiros parâmetros e detalhes dos postulados que regerão a casa. Esta reunião, no papel, é a ATA DE ABERTURA DO CENTRO, que juntamente com o ESTATUTO irá ser registrada em cartório.

Esta ATA e Estatuto precisarão estar assinados por advogado credenciado na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Feito isso, redigindo o estatuto que rege as normas e objetivos da instituição religiosa e registrando em cartório, já se pode entrar com o pedido do cadastro jurídico, o CNPJ. Este cadastro leva alguns dias para ser expedido.
Vale lembrar que até aqui, você está regularizando seu reconhecimento jurídico em âmbito nacional, não tendo qualquer relação com alvarás de funcionamento e/ou qualquer outro documento que compete a outros órgãos expedir. Ou seja, até aqui você não precisa estar filiado a nenhuma federação ou órgão regulador/orientador.