quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Por que Dançamos e Cantamos e ficamos descalços para Oxalá em Nossas Giras de Umbanda e Candomblé

texto pelo médium - Rodrigo Correia dos Santos

Oxalá na Umbanda Sagrada representa a Divindade Maior, no sincretismo religioso ele representa Jesus Cristo para os Católicos.
Na Umbanda Sagrada conhecemos a figura de Oxalá, como um senhor que está segurando o Mundo (Globo Terrestre) nas costas, significa que ele é o criador e guardião do mundo e todos que habitam. Sua cor é a "branca" simbolizando a (paz, humildade, solidariedade, fé, gratidão, amor). As danças que todos os Orixás fazem nos Terreiros, Casas de Santos é realizada em homenagem a Oxalá, devido a lenda que todos os Orixás tentaram criar seus mundos em particular, mais nunca davam certo, foi quando Olorum pediu a Oxalá que cria-se o mundo, utilizando as essências dos Orixás. Quando todos viram Oxalá com aquele corpo velhinho carregando nas costas aquele mundo pesado, os outros Orixás ficaram admirados com ele. Oxalá pensou em desistir muitas vezes porque aonde Oxalá ia teria que levar o mundo nas costas. Foi quando os Orixás começaram a "dançar" em comemoração e a incentivar Oxalá em sua caminhada, numa forma de agradecimento e reconhecendo perante todos os Orixás sua humildade em aceitar que Oxalá fosse  o Ser Supremo. Desde então toda vez que nosso Pai Oxalá nas giras de Umbanda e Candomblé é saudado "dança-se e Cantam" para ele em agradecimento.
Vestimo o branco para homenagear Oxalá, dançamos pra ele, ficamos descalços durante as sessões de trabalho para mostrar perante a presença do Orixá Supremo que somos todos iguais, mostrando nossa humildade esse é o verdadeiro significado.

- Salve nosso Pai Oxalá - 
- Epa epa Baba! -