quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Fundamento da Quartinha dentro da Umbanda Sagrada

texto pelo médium - Rodrigo Correia dos Santos - médium, sacerdote umbandista, ogan e adm. do site tamboresdeorunmila.

No ritual de Umbanda Sagrada existem diversas consagrações e dentre elas está à consagração da "Quartinha" ao entrarmos num Terreiro, Casa de Santo, conseguimos avista-lá no altar e em cima da porta do lado de fora das casas.
A "quartinha" significa que ali é um (espaço mágico que é consagrados pelos Orixás) são bastante utilizadas nos assentamentos como força vital de ligação do médium com o Orixá.
Os Templos e Casas de Santos não praticam mais o costume que existe sobre a quartinha que é:
A pessoa quando visitava a casa o dirigente jogava  um pouco da água da quartinha na cabeça sendo ela consulente ou filho de santo da casa, ao terminar a água da quartinha o dirigente renova colocando enchendo a quartinha com água nova, isso significa que a água jogado na cabeça tanto do consulente quanto do filho de santo está realizando a "Transmutação", está purificando as energias do daquela pessoa vindo diretos do alto da cabeça (ori) da pessoa.
Antigamente os Templos, Terreiros, Casas de Santos usavam tanto para a "direita" quanto para "esquerda" as quartinhas de barros (barro cozido) por que era comum no cotidiano das pessoas, a "louça" era um utensílio muito raro e caro na época.
Nos dias atuais os dirigentes dos Templos, Terreiros e Casas de Santos recorrem  fazendo a "quartinha para o Anjo da Guarda" quando o médium inicia dentro da religião.
Pega se uma quartinha de louça, "sem asa" se for para um Homem, "com asa" para a Mulher coloca-se água   e pega um elemento da médium que normalmente é um "chumaço" pequeno do cabelo da pessoa, isso significa que ali a uma ligação direta com o Anjo da Guarda e de energia vital. A água é a "purificação" e o "chumaço" do cabelo significa a "pessoa" nunca deixe a quartinha ficar sem água, pois ali está toda a ligação com o astral celestial.