sábado, 20 de abril de 2013

O que é Obsessão? - por Heloísa Ignacio


Do latim, obsessione, a palavra obsessão significa: impertinência, perseguição, vexação; Preocupação com determinada ideia, que domina doentiamente o espírito, e resultante ou não de sentimentos recalcados; ideia fixa; mania.
Normalmente o termo obsessão é usado como significado de ideia fixa em alguma coisa, como a definir um estado mental doentio.
Após a Codificação Espírita, esta palavra ganhou um significado mais profundo:
A obsessão é a ação persistente que um Espírito mal exerce sobre o individuo. Apresenta-se caracteres muitos diversos, desde a simples influência moral, sem perceptíveis sinais exteriores, até a pertubação completa do organismo e das faculdades mentais.
Com esse conceito, Kardec,  aproveitando o significado vulgar, aprofundou-o mostrando as suas causas. Temos então que a obsessão é um distúrbio mental gerado por influência negativa dos Espíritos, tendo suas causas no passado culposo da criatura através de comportamentos distantes da moral.
O Espírito Manoel Philomeno de Miranda chega a afirmar que somente há obsidiados porque há endividados espirituais.
Segundo Emmanuel, a obsessão é o equilíbrio de forças inferiores, retratando-se entre si. E continua: Fenômeno de reflexão pura e simples, não ocorre tão somente dos chamados mortos para os chamados vivos, porque, na essência, muita vez aparece entre os próprios Espíritos encarnados a se subjugarem reciprocamente pelos fios invisíveis da sugestão.
Com isto, nosso querido mentor nos alerta que a obsessão é um processo de sintonia, e sempre de forma bilateral, porque é sustentada um por intercâmbio que funciona tanto de lá pra cá, como de cá para lá.
Nesta mesma iluminada página Emmanuel diz que:
Toda obsessão começa pelo debuxo do pensamento alheio que nos visita, oculto.
Hoje é um pingo de sombra, amanhã linha firme, para depois, fazer-se um painel vigoroso, do qual assimilamos apelos infelizes.
Desta forma, vemos o caráter gradativo do processo obsessivo, e novamente a importância do "Vigiai e Orai".

Mecanismo da Obsessão
Manoel Philomeno de Miranda, pela mediunidade de Divaldo P. Franco, informa como se dá o processo obsessivo. Vejamos a narrativa:

Quando o espírito é encaminhado à reencarnação, traz, em forma de "matrizes" vigorosas no perispirito, o de que necessita para a evolução. Imprimem-se, então, tais fulcros nos tecidos em formação da estrutura material de que se utilizará para as provações e expiações necessárias. Se voltar para o bem e adquire títulos de valor moral, desarticula os condicionamentos que lhe são impostos para o sofrimento e restabelece a harmonia nos centros psicossomáticos, que passam, então, a gerar novas vibrações aglutinantes de equilíbrio, a se fixarem no corpo físico em forma de saúde, de paz, de júbilo... Se toda via, por indiferença ou por prazer, jornadeia na frivolidade ou se encontra adormecido na  indolência, no momento próprio desperta automaticamente o mecanismo de advertência, desorganizando-lhe a saúde e surgindo, por sintonia psíquica, em consequência do desajustamento molecular no corpo físico, as condições favoráveis a que os germens-vacina que se encontram no organismo proliferem, dando lugar às enfermidades desta ou daquela natureza.

Variações do Processo Obsessivo

  • Obsessão Simples - Segundo informação dos Espíritos, a obsessão simples é parasitose comum a quase todas as pessoas. Trata-se da simples influência negativa dos Espíritos em nossa vida. Para que isso aconteça, basta que nos sintonizemos com as forças contrárias ao bem, e seja, nos momentos de sono ou vigília, os Espíritos sutilmente nos ditam as regras.
  • Fascinação - É a ilusão produzida pela ação direta do Espírito obsidente, paralisando a criatura obsidiada o raciocínio. Nesse estado, a pessoa absidiada perde a noção do ridículo e do discernimento. O Espírito obsessor lhe espira a agir de determinada maneira em disparate, e para ela, a forma é bem lógica. Ou seja, obsedado nunca acha que esta errado, e tenta provar com todos os argumentos que está certo. É uma das mais graves formas de obsessão.
  • Subjugação - A medida que se agrava o processo obsessivo, a vontade do obsessor vai aumentando o governos das ações do obsedado. A subjugação pode ser moral ou corporal exemplo: Moral - Ocorre quando o invasor domina a moralmente o hospedeiro, levando-o a tomar atitudes comprometedoras. Já não é a vontade deste que comanda, mas o elemento pertubador. Seria como uma fascinação mais agravada; Corporal -  Dá-se quando o Espírito imanta-se a determinada pessoa,  assenhorando-se dos centros das ligações nervosa e a domina fisicamente. Neste estado gravíssimo, a vítima fica inerte, cometendo atrocidades diversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário