quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Qual o Fundamento do Amanci na Umbanda Sagrada

por- Rodrigo Correia dos Santos - médium, sacerdote umbandista, ogan, e adm. do site tamboresdeorunmila.

Dentro da Umbanda Sagrada praticamos um ritual litúrgico chamado de “Amanci”.
Ritual esse que tem como fundamento ativar a coroa do médium o “ori”, serve também para apresentar o médium ao Pai Maior Olorum, Oxalá e todo o panteão dos Sagrados Orixás e guias espirituais, mostrando ser humildes perante eles e servir a todos eles da melhor maneira possível na pratica da caridade.
Qual a Composição do Amanci?
 - O amanci é um composto de ervas que são maceradas dentro d’água, em algumas casas coloca-se um pouco de “pó” de pemba para dar uma ativação maior na coroa do médium aumentando a vibração energética dentro da coroa.
Em algumas casas também o Pai de Santo, Babaorixás  abri uma oferenda dentro do Terreiro, Casa de Santo para o Orixá que irá ser consagrado e assim aumentando sua irradiação durante o amanci.
O processo do amanci começa sete dias antes do dia marcado para o ritual, os médiuns nesse período entram em resguardo absoluto porque o amanci na Umbanda representa como um “batismo” e é aonde ocorrerá à troca de energia do “ori” do médium, e aonde irão desenvolver e abrir todas suas faculdades mediúnicas. Nesse resguardo a pessoa não pode ingerir carne vermelha, ter relações sexuais e evitar todos os outros vícios que a pessoa pode ter, porque tudo isso? - para não ter interferência durante o processo de limpeza da carne “matéria” e do espiritual “alma”e do nosso pré-espirito “ essência”.
No dia marcado para o amanci o médium deve entrar no Terreiro, Casa de Santo em silêncio buscando a concentração e a purificação como um todo, tanto da carne quanto do espírito.

Folder do 1º Encontro Cultural África-Brasil