segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Documentário - TABU - Devoção Suprema

Nesse documentário realizado pela National Geographic, mostra a dedicação dos umbandista sobre a religião e também esclarece tópicos determinante para a religião.



Colocar ou não, a mão na coroa do Médium?

por - Rodrigo Correia dos Santos - médium, sacerdote umbandista, ogan e adm. do site tamboresdeorunmila.

Essa é umas das questões mais discutidas, e que trazem muitas divergências entre os médiuns.
A coroa mediúnica chamada de “ori” coroa em yoruba é o ponto central de maior força do médium e é onde estão todas as informações sobre a configuração do orixá de frente, orixá adjunto e orixá ancestre, e seus guias de trabalho.
Para o Babaorixá, Pai de Santo por mai graus que tenham só poderá colocar a mão sobre o “ori” de um médium com a permissão do Pai Maior e o principal com o “consentimento” do médium.
Essa é a parte principal no processo de desenvolvimento do médium numa casa de santo, os terreiros de umbanda.
Como funciona esse processo?
 - Havendo consentimento do médium dentro do desenvolvimento mediúnico do terreiro, seu corpo astral e sua faculdade mediúnica e Orixás regentes começam a fase de adaptação, os Orixás e guias espirituais tendem a baixar suas vibrações e igualar com a vibração da casa.
O não consentimento do médium ao Babaorixá, Pai de Santo ao colocar sua mão sobre o “ori” coroa do médium, começar a repelir vibratóriamente entre em conflito com a vibração da casa.
Enquanto pensam que estão trazendo os guias em terras, estão na verdade interferindo o processo energético e vibratório. Isso explica porque os médiuns ficam (rondado, tremendo, saculejando e chorando) sem entender o porquê dessas reações.
O Orixá e os guias espirituais precisam baixar energeticamente suas vibrações para entrar em sintonia com a vibração do médium, para a incorporação.