segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Magia Divina - por Alexandre Cumino - médium, sacerdote umbandista, mago, escritor e dirigente do Templo Escola Pena Branca


Umbanda – Meio Ambiente e Responsabilidade Social

por - Rodrigo Correia dos Santos - médium, sacerdote umbandista, ogan e adm. do site tamboresdeorunmila.

Os pontos mágicos de maiores intensidade no mundo Umbandista é a mãe natureza, elemento importantíssimo para elevar e equilibrar energeticamente os Orixás e seus médiuns.
O que me entristece muito é a falta de senso de alguns médiuns em relação à responsabilidade social e ambiental. Sábado passado mesmo passei em frente a uma praça na zona oeste de São Paulo, tinha uma oferenda que praticamente “acabou” com a praça geograficamente e ambientalmente falando.
Muita sujeira espalhada pela praça, garrafas (quebradas), alguidares, taças, isso é “crime” contra o meio ambiente - lei nº9. 605 e também esta ajudando a denegrir o nome da Umbanda perante a sociedade em que vivemos.
Na cidade de São Paulo existem espaços demarcados e preparados geograficamente e juridicialmente para pratica de despachos, firmezas e limpezas como Santuário dos Orixás dirigido pelo Pai Ronaldo Linares em São Bernardo do Campo, o Vale dos Orixás localizado em Juquitiba com pessoas preparadas em recolher e cuidar do meio ambiente, para que os médiuns possam abrir suas oferendas com tranqüilidade sem serem perturbados ou agredidos verbalmente por qualquer pessoa.
O médium ao abrir sua oferenda nas vias públicas, praças, tem a obrigação de recolher todos os resíduos do trabalho e jogar no lixo e não jogar em qualquer terreno baldio, o orixá ou o guia espiritual precisa de 15 minutos para canalizar, irradiar e projetar no campo espiritual em beneficio de quem for. Não polua ainda mais o meio ambiente e as cidades aonde vivemos.
Para a nossa Umbanda Sagrada crescer e se firma ainda mais, devemos ter a “consciência” de nossos atos e saber respeitar o espaço das outras pessoas e o ambiente aonde vivemos, e sim preservar e não agredir a nossa principal fonte de energia tanto dos nossos Orixás quanto dos próprios médiuns.