quinta-feira, 21 de junho de 2012

Quimbanda e suas Caracteristica

por - Rodrigo Correia dos Santos - médium, sacerdote umbandista, ogan e adm. do site tamboresdeorunmila.

A Quimbanda, também conhecida pelos leigos como macumba, é uma ramificação da umbanda que pratica a magia negra.

Embora cultuem as mesmas entidades, se sirvam das mesmas indumentárias, e tenham em seus terreiros semelhanças muito marcantes tais como a presença de conga repleta de imagens dos santos católicos simbolizando os orixás, caboclos e pretos velhos, existem entre as duas religiões diferenças fundamentais e decisivas.

A principal é que na Quimbanda são realizados despachos com animais, pólvora, objetos da pessoa a quem se quer prejudicar, dentes, unhas ou cabelo de pessoas ou etc. Estes despachos costumam se realizar a meia-noite em locais como encruzilhadas e cemitérios.
Outra diferença com relação à umbanda é a composição das linhas, também em número de sete. As da quimbanda são:

_ Linhas das almas, chefiadas por Omolu;
_ Linhas das caveiras ou dos cemitérios, chefiadas por João Caveira ou Ogum Mejê;
_ Linha de nagô, chefiada por Gererê;
_ Linha de Malei, chefiada por Exu Rei;
_ Linha de mossorubi, chefiada por Caminoá;
_ Linha dos caboclos quimbandeiros, chefiada por Pantera Negra;
_ Linha mista, chefiada por Exu das Campinas.

Os quimbandeiros têm como ponto principal de seu culto a invocação de Exus que na Quimbanda são considerados espíritos das trevas, uns já em estado de evolução, e outros, denominados kiumbas, espíritos atrasadíssimos e que por isso também são chamados obsessores.

Numa consulta com um Exu ou uma Pomba- gira  é comum ouvir muitos palavrões e gargalhadas já que esse é o modo deles trabalharem, com uma voz característica é fácil a percepção de um Exu num terreiro.

Os Exus exercem o trabalho de guardiões do terreiro ou muitas vezes o chefe da gira protegendo o terreiro de espíritos malfeitores, obcessores e zombeteiros, executado esta função de forma séria e objetiva sem muitos rodeios, pois estão em busca da sua evolução.

Assentamento da Quimbanda




Altar da Quimbanda